Fãs da Sylvia Plath por aí?
Poetisa, novelista e contista americana, Sylvia revolucionou o gênero da poesia confessional e prestou um serviço público ao quebrar barreiras com seu romance "a redoma de vidro", que trouxe para dentro da literatura, de maneira talvez nunca vista antes, temas até então considerados "tabu": a depressão e suicídio. Sobre essa talentosa escritora que deixou marcas inapagáveis na história da literatura, trago algumas curiosidades:
Publicou seu primeiro poema aos 8 anos.
Uma semana depois de seu oitavo aniversário, o pai de Plath morreu de complicações devido a uma amputação do pé. No mesmo ano, ela publicou seu primeiro poema na seção infantil de uma revista.
Se especializou primeiro em artes plásticas.
Quando Sylvia Plath inicialmente se matriculou no Smith College, sua primeira escolha de especialização foi em artes plásticas. Foi só depois de descobrirem seu brilhantismo na escrita que seus professores a incentivaram a se formar em inglês.
Fazia colagens artísticas.
Embora muitas vezes associada a um espírito mais sombrio ou dramático, também tinha um senso de humor irônico que exibia em suas colagens. Ela criava artes visuais a partir de qualquer coisa que pudesse encontrar, principalmente com recortes de revistas.
"A redoma de vidro" foi publicado pela primeira vez sob um pseudônimo.
O livro foi publicado na Inglaterra pouco antes de seu suicídio em 1963 sob um pseudônimo, Victoria Lucas. Foi publicado nos EUA com seu nome real apenas em 1971.
Ela cometeu suicídio na casa onde W. B. Yeats morava.
De 1962 a 1963, Plath e seus dois filhos moraram no mesmo apartamento que o poeta irlandês W. B. Yeats havia ocupado; ela considerou isso um bom presságio para sua própria escrita. Sua escrita de fato decolou mas, infelizmente, como se sabe, ela cometeu suicídio envenenando-se com gás na cozinha dessa casa, enquanto seus filhos dormiam profundamente em um quarto próximo.
Compre livros da autora pelo meu link na Amazon : https://amzn.to/2W4cygF
E ajude a apoiar o Gigi Dá Aulas!
Comments