top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png
Foto do escritorGiovanna Thomaz

Simone de Beauvoir - Dicas de Livros


 


Simone para quem nunca leu Simone. Apesar de "O Segundo Sexo" ser o livro mais conhecido da autora aqui na Brasil, na verdade sua obra é super vasta, e além dessa grande obra de cunho mais teórico, Simone também foi uma grande escritora de ficção. Hoje trago alguns dos meus livros favoritos escritos por ela:



A Convidada:

Primeiro romance escrito por Simone, foi já um sucesso de crítica na época, o livro chegou mesmo a ser indicado para receber o prestigioso Prêmio Goncourt, premio mais cobiçado na França, mas não chegou a ganhar. A narrativa é, como muitos dos livros da autora, inspirado em fatos reais. "A Convidada", narra a vida de um trisal, Fraçoise, Pierre et Xavière, personagens baseados na própria Simone de Beauvoir, Sartre e Olga Kosakiewicz, moça que durante muitos anos foi a terceira parte do casal existencialista. Através da história ficcional contida na obra, temos um vislumbre de como a relação aberta do famoso casal funcionava na prática - e que tipo de questões e emoções suscitava nos participantes.



Os Mandarins:

Publicado em 1954, "Os Mandarins" marca a maturidade de Simone como autora de ficção e lhe rende um Prêmio Goncourt, lançando o nome de Simone para o hall da fama dos escritores franceses. Mais uma vez, a história nele contada tem um fundo de verdade. O enredo do livro acompanha as vidas pessoais dos membros de um grupo de intelectuais franceses, do fim da Segunda Guerra Mundial a meados dos anos 50, e muitos dos protagonistas são baseados nos personagens da vida real de Simone - como Sartre, Albert Camus e Nelson Algren, escritor norte-americano que foi amante da autora por muitos anos.



O Segundo Sexo:

Certamente o livro mais famoso da autora, foi publicado em 1949, e analisa a condição da mulher na sociedade dos mais variados pontos de vista - biológico, histórico, antropológico, sociológico e por aí vai. O objetivo de Simone não era revolucionar o movimento feminista mas escrever um tratado filosófico sobre o que significa ser mulher. Hoje, muitas das coisas ditas em "O Segundo Sexo" podem nos parecer óbvias mas, na época, a coragem de Simone em escrever a obra quebrou muitas barreiras e impulsionou o movimento feminista de forma sem precedente até então.



A Mulher Desiludida:

Um dos últimos livros de ficção escritos por Simone. Em "A Mulher Desiludida", temos três contos relativamente curtos que narram as histórias de três mulheres diferentes ligadas por um fato em comum - cada uma delas foi "desapropriada", de certa forma, de suas vidas: uma por causa de uma carreira que lhe escapa, outra por sua existência dedicada a cuidar dos outros, e a última por conta de um marido que lhe abandona.


 

Gostou das dicas?


Compre pelo meu link na Amazon e apoie o Gigi Dá Aulas!⁣


O Segundo Sexo: https://amzn.to/3sE2mr7

A Mulher Desiludida: https://amzn.to/3z9aWAD



Yorumlar


bottom of page