Vem cá que eu te explico.
Se você já se apaixonou, você precisa ler. Se você já sofreu por amor. Se você já se perguntou sobre o sentido da sua vida. Se você já refletiu sobre sua relação com seus pais. Se você quer entender como encontrar a beleza das pequenas coisas, você precisa ler.
O pai de Proust era médico - um excelente médico que se dedicava com paixão ao seu ofício de ajudar e cuidar das pessoas. Orgulhoso de seu pai, Proust decidiu fazer a mesma coisa com a literatura: salvar vidas.
Nos sete volumes da coleção "Em busca do tempo perdido", além de reflexões riquíssimas sobre os mais variados temas, Proust não nos oferece apenas uma narrativa - mas uma mistura de diversas narrativas, sobre pessoas, lugares e memórias com uma filosofia de vida que se vê resumida no próprio título da obra: buscar pelo tempo perdido.
O livro descreve a trajetória de um homem (muito provavelmente o próprio Proust) em busca do significado e do propósito da vida: seu objetivo é parar de perder tempo e começar a apreciar a existência em si, enquanto há tempo. Durante os sete longos romances da coleção, o narrador elenca três possíveis fontes para o significado da vida: o sucesso social, o amor e a arte.
Enquanto o narrador reflete e divaga sobre cada um desses temas, o tempo passa, ele chega ao final de sua vida e olha para trás. Nenhum desses encerra em si o verdadeiro sentido dela. O seu verdadeiro sentido está em aprender a olhar e sentir as pequenas coisas, como o gosto de uma madeleine.
Está em aprendermos a ser mais sensíveis e olhar para as coisas que nos entornam todos os dias de maneira diferente, com generosidade. Está em conseguir enxergar para além do hábito e reencontrar toda a beleza e a glória natural dos pequenos momentos. Está em conseguir sentir prazer com coisas simples, como um banho gelado num dia de calor, o cheiro de café recém passado, a sensação de terminar um livro incrível.
Como fazer isso? Não tenho como explicar - pra gente entender a mensagem direitinho, é preciso ler os sete volumes com muito carinho e atenção.
Não tem jeito, gente. Para entender o sentido da vida, você precisa ler Proust.
Gostou da dica?
Comprando livros na Amazon através desses link você apoia o Gigi Dá Aulas! :)
Em busca do tempo perdido: https://amzn.to/3kbS3ah