top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Gustave Flaubert - Dicas de livros

5 livros para conhecer Gustave Flaubert!

 

Flaubert é um dos grandes nomes da literatura francesa. Escreveu romances que marcaram a história da literatura e ficaram gravados nela como grandes clássicos. Era um escritor muito meticuloso e tinha muito cuidado com tudo o que escrevia, pensava cada palavra que colocava em seus textos, refletia sobre cada frase que aparecia em seus livros. O resultado desse cuidado foi um rico conjunto de obras literárias que impressionam leitores até hoje. Eis aqui alguns romances de Falubert que valem muito a pena a leitura:



Madame Bovary:

O grande clássico e livro mais conhecido do autor. É a história de uma mulher infeliz com seu casamento, de seu marido medíocre, de seus amantes egoístas e vaidosos, de seus sonhos, de suas quimeras. É a história de uma província estreita, devota e burguesa. É a história do romance francês. Chocou a sociedade da época por ser um romance corrosivo, ofensivo para os valores da época - mas acima de tudo, honesto.


Dicionário das ideias prontas:

Um dicionário de clichês, estereótipos e preconceitos que repercutiam na sociedade francesa da época de Flaubert. Com sua ironia e acidez típicas, o autor passou anos reunindo em um dicionário inventado definições que ouviu baseadas em puro achismo ou preconceito. O resultado é uma obra póstuma crítica mas muito bem humorada.





Salammbô:

Um romance histórico sobre a Guerra dos Mercenários, no século III aC. Flaubert procurou respeitar a história conhecida, mas aproveitou as poucas informações disponíveis para descrever um Oriente com exotismo sensual e violento. Em busca de uma escrita realista, foi à Tunísia a fim de ver e conhecer Cartago - queria transmitir com precisão seus sentimentos sobre os lugares onde sua história se passa.


A Educação Sentimental:

Ao contar a história aparentemente banal de um jovem perdidamente apaixonado por uma mulher casada, o autor não se entrega aos clichês. Pinta personagens mesquinhos e equivocados, em uma tentativa de desconstruir o "amor romântico" muito idealizado - e em sua opinião, irreal - comumente retratado nos livros. No entanto, demonstra que é possível encontrar uma graça comovente mesmo nesses amores falhos.


Um coração simples:

Um texto curto que demonstra o gênio realista que Flaubert foi ao mesmo tempo em que reúne os melhores atributos do escritor: a precisão e a ironia. Félicité, uma camponesa órfã contratada como serva por um burguês, é uma heroína vulgar de existência banal - possui, no entanto, a bondade dos corações simples. Mostrando todos os detalhes de uma vida minúscula, nesse texto, o grotesco se mistura com o sublime, e incomoda o leitor do início ao fim com seu tom irônico.



 

Gostou do livro?

Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3z8Ar5k

E ajude a apoiar o Gigi Dá Aulas!⁣

Comments


bottom of page