Dicas de Literatura Japonesa
- Giovanna Thomaz
- 18 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de ago. de 2021
Você já leu livros de origem japonesa?
O texto de hoje é para quem tem interesse em conhecer literaturas estrangeiras e menos popularidas aqui no Brasil, como é o caso da literatura japonesa. Para nos ajudar com uma introdução a ela, o Rodrigo, grande entendedor de literatura japonesa, do canal @leiaparaviver, topou nos falar um pouquinho sobre alguns autores dessa literatura tão rica mas, por vezes, menos conhecida aqui no Brasil. Olha só as dicas dele que bacana:

Haruki Murakami:
Um dos autores japoneses mais conhecidos da atualidade. Sua obra é muito marcada por um toque de realismo fantástico, além de várias referências à cultura pop ocidental, principalmente através da música e da literatura. O autor também fala bastante sobre o sentimento de solidão na sociedade japonesa. Dele, recomendamo os livros "Kafka à beira-mar", "Norwegian Wood" e "O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação".

Yoko Ogawa:
Autora contemporânea e escritora bastante premiada no Japão, explora temáticas como o surreal, a solidão, a amizade, a morte e a memória. Ela foi uma das primeiras escritoras japonesas que o Rodrigo leu e, desde então, se tornou também uma favorita. Dela, recomenda dois livros: "O museu do silêncio" e "A fórmula preferida do professor".

Natsume Soseki:
Um grande clássico, considerado um dos principais nomes da literatura japonesa. Seus livros falam muito sobre a Era Meiji (1867-1912), um período na história do Japão marcado pela crescente modernização e ocidentalização do país. Seu estilo é bastante sarcástico e irônico, abordando temáticas como o amor, a morte, o contato do interior com a metrópole, entre outras coisas. Dele, recomenda "Eu sou um gato" e "Sanshirô".

Sayaka Murata:
Ainda outra escritora da atualidade, fala sobre problemas da sociedade contemporânea, especialmente sobre a pressão de seguir modas ou padrões de comportamento. Dela, eu recomenda muito o livro "Querida Konbini", uma das melhores leituras que fez neste ano de 2020.

Yasunari Kawabata:
Para finalizar, indica também um esse outro autor clássico. O escritor que se tornou, em 1968, o primeiro japonês ganhador do Nobel de Literatura. Sua obra é extremamente sensível e poética, falando muito sobre a cultura e o modo de ser do povo japonês. Dele, recomenda dois livros: "Kyoto" e "O país das neves".
Gostou dos autores?
Comprando livros deles na Amazon através desses link você ajuda a apoiar o Gigi Dá Aulas! :)
Yasunari Kawabata: https://amzn.to/3m9lTi9
Sayaka Murata: https://amzn.to/3CZxVkf
Natsume Soseki: https://amzn.to/3iVj6qI
Yoko Ogawa: https://amzn.to/3gwqjw3
Haruki Murakami: https://amzn.to/3g8ykqH
Comments