Leiam esse livro. Gente, leiam esse livro!
Ele é curtinho, de linguagem acessível, lindo, emocionante, cheiroso. Não tem desculpa.
"Becos da memória" já é tido como um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira. Nele, entre a história e a literatura, Conceição Evaristo retoma elementos da sua infância e nos conta, com um tom super poético e sensível, sobre o cotidiano e as vivências de diversos personagens dentro de uma favela que está prestes a acabar. Suas dores, suas angústias e seus desamparos são narrados pra gente de uma forma tão bonita que só não dá pra chamar de poema porque faltam os versos.
Eu sempre me perguntei como seria viver na época de grande autores, daqueles que deixaram marcas profundas e eternas na nossa literatura. Autores como o Drummond, a Hilda, o Guimarães Rosa. Gente, a época da Conceição Evaristo é a nossa - e isso é uma grande oportunidade.
A mulher é mestra em Literatura Brasileira, doutora em Literatura Comparada, ganhou vários prêmios literários, escreveu uma penca de livros incríveis. Tudo isso sendo mulher e negra. Conceição Evaristo é a história viva e em movimento da literatura brasileira.
E a gente tem o privilégio de dividir o mesmo espaço temporal que ela. A gente pode ler os livros dela e assistir ela falando sobre eles em "lives" no instagram. Podemos assistir ao vivo enquanto ela dá palestras, participa de entrevistas, responden perguntas. Eu acho isso o máximo.
Pra quem mais achar, acompanha ela aqui no Instagram: @conceicaoevaristooficial
Gostou do livro?
Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3raT3hT
E apoie o Gigi Dá Aulas!