Literatura chinesa e histórias reais.
Um universo de questões culturais, históricas e sociológicas nos distanciam das mulheres orientais. Uma infinidade de experiências cotidianas nos aproximam delas.
Jornalista, radialista e escritora chinesa, Xinran apresentou um programa de rádio em Nanquim nos anos 90 dedicado a discutir aspectos do cotidiano e aconselhar seus ouvintes - discutia também questões sobre as quais nenhum outro programa ousava falar. Assim, abriu uma porta para muitas mulheres chinesas - possibilitou que elas pudessem ser ouvidas.
Buscando compreender a condição feminina na China moderna, Xinran conversou e entrevistou mulheres das mais diferentes idades e condições sociais - e depois compartilhou com a gente os testemunhos que coletou através desse livro.
Em 15 curtos capítulos, conhecemos as histórias de 15 mulheres; histórias como a de uma menina que preferia passar seus dias no hospital tendo como amiga uma mosca do que em sua própria casa; como a de uma mulher que preferia ser uma catadora de lixo anônima a manchar a reputação de seu filho, um político bem-sucedido; uma universitária tão jovem quanto desiludida em relação ao amor; uma mulher que teve um relacionamento arranjado em prol da Revolução Cultural Chinesa; como a da mulher que amava mulheres.
As histórias são reais e os sentimentos profundos. A leitura é curta, porém corta. Machuca ler essas histórias tão verdadeiras, cheias de vida real e sofrimento. Só que, essas mulheres precisam ser lidas, ouvidas, acolhidas - para que nunca mais se calem de novo.
Gostou do livro?
Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3hPfjLi
E apoie o Gigi Dá Aulas!
Comments