Tolstói acreditava que a leitura era o exercício máximo de empatia.
Tolstói acreditava que o objeto livro não era apenas uma fonte de entretenimento e uma ferramenta importante para mudanças educacionais e psicológicas, mas também a melhor forma de conhecermos os outros e desenvolvermos uma habilidade muito importante: a empatia.
Acreditava no objeto livro como uma arma poderosa contra a intolerância. Acreditava que as narrativas que acompanhamos em histórias de ficção exercem uma influência enorme na maneira de enxergamos o mundo e as pessoas que o habitam.
Por isso, ele traz para dentro de seus romances personagens que à primeira vista parecem desagradáveis, desinteressantes ou de moral duvidosa - porém, ao nos aproximarmos deles e compreendermos suas dores e suas histórias durante a narrativa, desenvolvemos nossa humanidade e aprendemos muito sobre tolerância. Nenhum dos personagens de Tolstói é excepcional. Eles são misturas de bem e mal, de qualidades e defeitos, de erros e acertos - são indivíduos falhos e comuns, assim como todos nós.
"Anna Kariênina" é um romance que conta a história da mulher que dá o título ao livro, uma mulher bondosa, linda, inteligente - mas adúltera, infiel ao pai de seus filhos; e de seu marido Alexei, arrogante, irascível, insensível - mas um homem generoso, que tudo perdoa; e muitos outros personagens, tão complexos quanto esses dois. Como a jovem Kitty, uma alma caridosa que mesmo assim facilmente se deslumbra pela vida em sociedade ao renunciar sua paixão por Liévin - meu personagem favorito, inspirado no próprio Tolstói.
O que posso dizer é que para além da história envolvente, a estrutura narrativa impecável e um texto de alta qualidade, a leitura valeria a pena só pelo seguinte: Tolstói acreditava que o objetivo de toda arte é tornar-nos menos moralistas, menos precoces em nossos julgamentos e mais empáticos e tolerantes. Por isso, não apenas em Anna Kariênina, mas em todas as suas obras, observamos personagens que aparentam ser uma coisa por fora - e outra totalmente diferente quando os conhecemos melhor.
Gostou do livro?
Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3iKH1JA
E ajude a apoiar o Gigi Dá Aulas!
Comments