top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

5 motivos para ler Victor Hugo


 

"Ser bom é fácil. O difícil é ser justo."

Que Victor Hugo é um dos maiores nomes da literatura, não há dúvidas. Mas você sabia que, além de escritor, também foi artista e político? Trago hoje algumas curiosidades sobre a vida do autor pra gente conhecer ele um pouco melhor.



1. Além de escritor, era pintor

Victor Hugo também era ilustrador. Ao longo de sua vida, produziu mais de 4.000 desenhos - que guardou para si, pois não queria que tirassem sua escrita dos holofotes. Os desenhos eram todos relativamente pequenos e normalmente feitos em preto e branco - e exclusivamente compartilhados apenas com a família e amigos mais próximos.


2. Tentou salvar a Notre-Dame

O objetivo por trás da publicação de "O Corcunda de Notre-Dame" era conscientizar o povo sobre o estado decrépito da enorme Catedral de Paris - um patrimônio mundial. Hugo também quis destacar a importância da arquitetura gótica em geral. E funcionou: o livro foi extremamente popular e lançou um período da arquitetura "revival" gótica na França e na Europa. Isso levou a grandes renovações e restaurações na Catedral de Notre-Dame.


3. Lutou contra a pena de morte

Sempre muito envolvido com a política, sonhava em poder melhorara as condições de vida dos pobres e erradicar a pena de morte: julgava-a cruel e bárbara. Quando foi eleito na Assembléia Nacional como deputado, fez fervorosos discursos pedindo pela sua eliminação. Esses discursos se transformaram em livro: "O último dia de um condenado"que descreve os pensamentos de um homem condenado à morte pela guilhotina. Acredita-se que seu trabalho com esse livro teve parte importante na decisão de Portugal, Colômbia e Genebra de rescindir a pena de morte.


4. Passou 15 anos exilado

Além dos discursos contra a pena de morte e a injustiça social, também defendia a educação gratuita. Por isso, quando Napoleão III chegou ao poder em 1851 querendo governar inconstitucionalmente, Hugo já era uma carta marcada. Ficou furioso e denunciou publicamente o novo líder como um traidor da França. Não deu outra, precisou fugir: para Bruxelas e depois para a ilha de Guernesey, na Normandia. Hugo viveu em exílio de 1855 a 1870. Enquanto estava exilado, publicou "Os Miseráveis" e posteriormente "Os Trabalhadores do Mar", sobre os marinheiros da ilha de Guernesey.


5. Escreveu um dos maiores romances da história

Em tamanho e em beleza. "Os Miseráveis"conta a história de muitos personagens diferentes, principalmente Jean Valjean. O livro abrange mais de 17 anos da história da França, de 1815 a 1832 - o autor passou mais de 15 anos pesquisando e escrevendo o livro. Seu lançamento foi muito esperado e recebeu críticas mistas. Alguns o julgaram perigoso, pois o livro encorajaria motins e revoluções, por isso, acabou proibido pela Igreja Católica. Hoje, é um dos livros mais traduzidos e amados no mundo todo.



 

Gostou das dicas?

Comprando livros na Amazon através desses link você apoia o Gigi Dá Aulas! :)










Comments


bottom of page