Você sabia que Balzac escrevia de 10 a 15 horas por dia e era apaixonado por café?
1. Levava a escrita muito a sério
Capaz de escrever dezenas de artigos para a imprensa em um ano, autor de milhares de cartas e mais de uma centena de obras literárias, ele trabalhava até 18 horas por dia, como se tomado pela urgência de entregar sua inspiração ao mundo. Isso toma forma em "A Comédia Humana", um conjunto de muito livros que ele escreveu.
2."A Comédia Humana"
Balzac não se considerava apenas escritor, mas um historiador. Em "A Comédia Humana", título que deu ao conjunto da sua obra, ele se propôs a ser um historiador dos costumes e hábitos da sua época e assinalar o processo de profundas mudanças pelas quais passa a sociedade francesa na primeira metade do século XIX. Assim o fez, através de 95 livros, mais de dez mil e seiscentas páginas e dois mil e quinhentos personagens.
3. Era apaixonado por café
Para sobreviver ao ritmo acelerado de trabalho que levava, e para ficar concentrado de 10 a 15 horas por dia numa mesma atividade, - ainda mais escrevendo com pena e iluminado à luz de velas - tomava muito café. Era viciado e amava a bebida, estima-se que Balzac poduziu 95 obras literárias graças aoestimulo de 50 mil xícaras de café.
4. Recusava estereótipos.
Balzac é considerado um dos autores mais geniais da literatura também pela construção de seus persongens. Criava-os complexos e originais, e recusava-se a atrelar seus destinos ao que "era esperado" na época. Ousou ao dar um final feliz a Vautrin, por exemplo,um personagem amoral, corrupto e criminoso. Não quis deixar que seu vilão fosse castigado terrivelmente como acontecia com todos os vilões dos livros na época - e ao fazê-lo, quebrou expectativas da narrativa e abriu caminho para novas formas de contar histórias.
5. O personagem Vautrin
O polêmico personagem de Balzac, Vautrin, aparece primeiro em "O Pai Goriot" e diversas outras obras de "A Comédia Humana". Ele é um antigo forçado, chefe do submundo - e considerado por grande parte da crítica como o primeiro personagem homossexual de toda a literatura francesa. De acordo com Proust, inclusive, Balzac teria fundado de certa forma a literatura homossexual através de Vautrin. Acredita-se que Proust, autor homossexual que dedicou muitas páginas do clássico "Em Busca do Tempo Perdido" ao tema, se inspirou em Balzac.
Gostou das dicas?
Comprando livros na Amazon através desses link você ajuda a apoiar o Gigi Dá Aulas! :)
Honoré de Balzac: https://amzn.to/2W1Acdz
Comments